Água o Bem mais Precioso do Século XXI

Conscientização com as ações concretas, evitando desequilíbrios ambientais, desmatamentos, uso incorreto de solo e poluição dos rios, são algumas atitudes que precisamos ter como homens, habitantes do planeta terra para preservar os recursos hídricos. As áreas de mananciais hoje estão expostas principalmente pela ocupação desordenada e proliferação do lixo.  Entendendo que ações de conscientização e manejo se fazem necessárias o LACUCA desenvolve projetos visando que as próximas gerações não paguem um preço tão alto pelos desmandos atuais. Os berços escolares são locais ideais para iniciarmos essa luta propagando pela vizinhança, bairros, cidades, estados, países, continentes e porque não dizer por todo nosso planeta.  Para não chegarmos à metade deste século com 5,5 bilhões de pessoas sedentas, precisamos combater o desperdício, desenvolver novas tecnologias e mudar a maneira como lidamos com a água.

Diferentemente de plantas e animais, a água não pode ser cultivada, criada ou multiplicada. Temos hoje a mesma quantidade do líquido que havia no tempo em que os dinossauros eram os senhores do planeta. Um meteoro conseguiu acabar com esses répteis gigantescos, mas não foi suficiente para pôr fim à vida por aqui. Isso porque não extinguiu a água e seu talento para deixar a vida boiar sobre si. “Todas as reações químicas que ocorrem em qualquer organismo vivo estão associadas à água, chamada de solvente universal. O liquido inodoro incolor e sem sabor, forma quase 100% de alguns organismos e 78% do corpo humano. O DNA só existe por causa da água. Toda evolução da vida obedece à química imposta por ela. O funcionamento do organismo depende dela: a respiração, a circulação, os rins, a desintoxicação, a digestão, enfim, tudo o que é necessário para manter a vida. E quando falta ou existe pouca água no corpo, todo nosso organismo é prejudicado.

Devemos ingerie pelo menos oito copos de água diariamente, o que equivale a 2 litros. Beba um ou dois ao acordar e antes de dormir e durante o dia tente beber um copo de agua a cada hora, mesmo que você não esteja com sede.

 

Em estudos sobre Água, especialistas prevêem que em breve o nosso mais precioso liquido será a principal causa de conflito entre as nações. Nós brasileiros que temos 12 % de toda reserva da água potável do mundo e consideramos nossas fontes inesgotáveis já vemos algumas de nossas cidades sofrerem por falta da água. A distribuição desigual, o processo de urbanização, de industrialização e de produção agrícola das diferentes regiões são fatores de grande influencia nesta questão.

Na cozinha, na garagem, no banheiro, no quintal, na indústria, na agricultura, a economia e racionalização do bem mais precioso do século XXI é questão de sobrevivência, um exercício de CIDADANIA.

  

 

 

O Lacuca empenhado em manter aceso todo tipo de informação que possam transforma-se em ações práticas de sustentabilidade e manejo da água desenvolve um projeto visando agregar valores e conhecimentos para assuntos pertinentes a questão da água, sua importância, impacto e influência em nossas vidas. Segue abaixo descritas as atividades propostas.

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

PALESTRAS E FORUNS

ÁGUA- UM BEM NATURAL

CICLO DA ÁGUA

RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL

ÁGUA NO CEARÁ

ÁGUA NO MEIO AMBIENTE

EXPOSIÇÃO DE FOTOS

VIDEO: ÁGUA UM BEM NATURAL

PRAÇA PERMACULTURISTA E SUA ADEQUAÇÃO AO PROJETO ÁGUA

 

 

 

<<Voltar