Desenvolvimento e Sustentabilidade

Sustentabilidade: desenvolvimento presente garantindo o futuro das próximas gerações

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Ações relacionadas à sustentabilidade

Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. Preservando as áreas verdes não destinadas a exploração econômica

Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;

Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento. Usando as fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.

Empresas voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da exploração e retirada de recursos minerais do solo.
Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício, adotando medidas que visem não poluição dos recursos hídricos.
 

Benefícios

A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Promover situações práticas em defesa do meio ambiente do nosso planeta acontece por duas razões diferentes. Um grupo de pessoas conserva e preserva a natureza por gosto pessoal, independente de isso servir para alguma coisa, digamos que seja uma ação de afetividade. Já outros têm um conhecimento de causa um pouco maior e sabem que precisamos buscar o equilíbrio ecológico sempre, pois dele depende nossa sobrevivência futura e claro de nossas próximas gerações. O ideal somos nós educadores ambientalistas desenvolvermos a união dos dois conceitos, já que essa soma de esforços e valores é benéfica e envolve todos na responsabilidade de cuidarmos conjuntamente do nosso meio ambiente. A escola é o local mais favorável para a educação ambiental, pois além de tudo é um dos grandes geradores de resíduos.

O trabalho da educação ambiental deve envolver todos: corpo docente, alunos funcionários e parentes em geral. O processo é longo e precisa ser modificado progressivamente, criando se novos hábitos e costumes. Não é só coletar o lixo corretamente, reciclá-lo e reduzir a poluição. Precisamos nos envolver por completo na temática, criando e sugerindo novos hábitos, transformando idéias em ações concretas. A comunidade escolar com suas intervenções será elo de ligação entre as diferentes disciplinas. Sensibilizando a todos, resgatando nas pessoas a cidadania.

AS QUESTÕES AMBIENTAIS GANHARAM FORÇA NESTA ÚLTIMA DECADA, E É SEU PAPEL, PROFESSOR, LEVAR OS TEMAS RELEVANTES PARA DENTRO DA SALA DE AULA, ENALTECENDO O MEIO AMBIENTE.

O Brasil esta a um passo de se firmar como uma potência sustentável, então estar a par das últimas novidades da área ambiental deixa de ser uma curiosidade para se tornar uma necessidade. Busquemos juntos a educação que conquiste um vínculo amoroso com o planeta, convivamos num ambiente agradável, saudável, onde todos os seres humanos se respeitem e por conseqüência o façam com a natureza também. Solidariedade, companheirismo, respeito cooperação, e diversas outras posturas pessoais nos levem a vivermos numa sociedade mais justa, mais construtiva, mais humana. Precisamos proporcionar o contato e uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

 

O FUTURO NÃO É ALGO QUE SIMPLESMENTE ACONTECE POR SI SÓ. ESTAMOS CRIANDO O AMANHÃ NESSE EXATO MOMENTO, MODELEMOS JUNTOS NOSSO NOVO AMANHECER.

O Lacuca partindo da premissa que é dever de todos procurar o equilíbrio ecológico, o desenvolvimento sustentável, criou palestras e fóruns com vídeos e fotos em suas dependências, ressaltando as diferentes formas de melhoria da qualidade de vida que a natureza coloca a nossa disposição e também como devemos utilizar esses recursos. Segue sinopse das atividades programadas.

 

                                       Programação

 

Palestras educativas sobre água. (visita ao sistema de aproveitamento     de água do Lacuca)

Palestras educativas sobre o lixo. (coleta adequada de resíduos)

Palestra sobre o Mundo animal. (animais em extinção, predadores)

Palestra e Fórum: horta orgânica. (manejo do solo, preparação de canteiros, semear, adubar corretamente.)

Palestras e Fórum sobre energia alternativa. (renováveis, não renováveis, impacto do seu uso na atmosfera.)

Palestras e Fóruns sobre desmatamento, manguezais, queimadas e poluição sonora.

Práticas de como transformar sua escola numa Praça Permaculturista ( permanente cultura da terra)

 

 

 <<Voltar