Folclore, Lendas, Mitos e Cantigas de Roda

Podemos definir folclore como um conjunto de mitos e lendas, que são passadas de geração para geração, compondo um grande acervo da cultura brasileira. A grande maioria dessas histórias são frutos da imaginação das pessoas, misturando se fatos reais e acontecimentos históricos com fantasia.

As lendas são estórias contadas por  pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos, sempre procurando dar explicações a acontecimentos e causos misteriosos,  já os mitos são narrativas que possuem  um forte componente simbólico, costumava-se dizer que os mitos seriam uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos, defeitos e por que não dizer qualidades dos seres humanos.

Curiosidades:

- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o dia do folclore. - Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representando pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.

- A palavra folclore é de origem inglesa. A termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura.

- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.

Cantiga de Rodas

As cantigas de rodas, também conhecidas como cirandas, são brincadeiras que consistem em formação de uma roda, com os participantes cantando músicas de caráter folclórico, na maioria das vezes seguidas por coreografias. Essa cultura é muito difundida em escolas, parques e outros espaços freqüentados por crianças, a música e coreografia são criadas por anônimos que adaptam as melodias. E fundamental para manter nossas tradições e também desenvolver a criativa dos grupos envolvidos.

Frases folclóricas:

As vezes que perdi minha memória repito sempre os erros, as mesmas histórias.

Se pudéssemos ler os pensamentos dos nossos inimigos, veríamos tanto sofrimento que certamente nos desarmaríamos de todo nosso ódio.

O Lacuca partindo da premissa que é dever de todos procurar cultivar nossas histórias, lendas e tradições, desenvolve palestras e fóruns com vídeos e fotos ressaltando os diferentes tipos de contos, cantigas e mitos que nossas diversas regiões nos proporcionam. Segue abaixo sinopse das atividades programadas.

 

Programação

 

Lendas, Mitos e contos                                cantigas de roda:

 

Curupira                                                      Capelinha de Melão

Boitatá                                                          Ciranda cirandinha

Lobisomem                                                 Caranguejo    

Boto                                                               Atirei o pão no gato

Mães-D’água                                                Escravo de Jô

Corpo-seco.                                                   Peixe vivo

Pisadeira.                                                      A canoa virou

Mula-sem-cabeça

Mãe-de-ouro.

Saci-Pererê.

Comadre Florzinha.

Nossos monitores interagem com os alunos em nosso espaço, contando estórias, organizando cantiga de rodas, criando com eles as coreografias.

 

 <<Voltar